Estudar e Aprender são atividades que exigem participação ativa. Essa participação se dá quando você grifa, anota e escreve sobre o conteúdo que você está aprendendo. Envolver-se com o conteúdo é o que gera aprendizado.

No entanto, ainda existem muitas pessoas que persistem no erro de estudar de maneira fria, pegam um livro o leem e depois partem para outras atividades, se você é uma pessoa desse tipo, recomendo rever seus conceitos.

Essas dicas que você irá ver agora estão baseadas no aprendizado ativo, e de que maneira ele tem um impacto positivo em seus estudos.

Então sem mais demora, veja as dicas de aprendizado e coloque todas em prática. Caso deseje salve alguma dica, imprima e deixe-a em um local que você poderá sempre vê-la, isso a ajudará a tornar seu estudo mais eficaz. Boa leitura! 

Dica #01: Estude pouco, mas estude todos os dias.

Além de reforçar os hábitos de estudos você estará facilitando o processo de memorização e aprendizado que ocorre em seu cérebro.

Dica #02: Selecione os assuntos que está com dificuldade

A pior coisa que você pode fazer é deixar um conteúdo que você não entendeu. Se você não entendeu então procure novas fontes, livros ou vídeos. Compreender um conteúdo agora, o ajudará a entender melhor em longo prazo todo o conteúdo. Além disso, um conteúdo não compreendido não se fixa em sua memória.

Dica #03: Aprendizado Ativo

Aprendizado ativo é quando você se envolve com seus estudos. Se você lê um livro, grifando, escrevendo, recitando parte do texto, significa que você está assimilando melhor as informações, você está aprendendo com eficácia.

Dica #04: Pratique o que você aprende

Colocar em prática o que você aprende ajuda você a compreender melhor um conteúdo e também a memorizá-lo. Além disso, quanto mais você praticar mais fácil se tornará seu aprendizado com o tempo.

Dica #05: Utilize seus sentidos

Não estude friamente. Envolva seus sentidos em sua aprendizagem, utilize vídeos para estimular sua visão e audição, faça desenhos para estimular sua criatividade, faça notas visuais, enfim, tudo que envolva vários sentidos o ajudará a memorizar melhor um conteúdo.

Dica #06: Evite distrações

Quando você estiver estudando, apenas estude. Não adianta você deixar seu celular do lado se você não for usá-lo em seus estudos. Prefira se afastar de tudo que tira sua atenção, pois um estudo desatento não é eficaz.

Dica #07: Exercite seu cérebro

Quanto mais você estuda, melhor seu cérebro processará as informações. Isso é ótimo para melhorar o rendimento do seu aprendizado. Ou seja, se agora você sente dificuldade em aprender, quanto mais estudar, mais fácil será seu aprendizado.

Dica #08: Estude de várias formas

Estude com amigos, estude enquanto se exercita, etc. Quanto mais você se envolver com os estudos, melhor será.

Dica #09: Evite a distração

A desatenção não estimula sua memorização e também dificulta sua aprendizagem e compreensão.

Dica #10: Estude relacionando com suas experiências de vida

Estudar tem muito a ver com sua vida. Pare de pensar nos estudos como algo separado, quanto mais ligações você fizer melhor. Pois é mais fácil para você se lembrar de assuntos que tenham a ver com você mesmo, tente integrar o que você aprende com a sua vida ou fatos ligados a ela.

Conclusão

Essas são dicas simples, mas que se bem empregadas podem transformar sua forma de aprendizado. Coloque em prática o que você aprendeu aqui, pare de deixar para depois e se esforce para estudar com envolvimento.

Quanto mais você pratica e relembra um conteúdo, mais fácil se torna a memorização do mesmo. 

Próximos passos

  1. Coloque em prática o que você aprender e comece a estudar em envolvimento agora mesmo!
  2. Deixe um comentário. Escreva qual dica você irá usar para tornar seu aprendizado mais eficaz, pense nisso como um exercício.